Respeito

Responsabilidade

Autonomia

Cooperação

A Academia Desafios é, mais do que um espaço que aspira a ensinar e reforçar aprendizagens, pretende também cooperar na educação e formação do indivíduo, a nível pessoal e académico.

Respeito

Primar para que cada aluno se conheça e se sinta bem consigo próprio, promovendo a sua integridade, fundamentos sem os quais o aluno não será capaz de aceitar o outro. Respeitando-se a si e respeitará os outros. Não pretendemos que o respeito se entenda como concordância, mas como aceitação e tratamento do que é diferente como diferente e o que é igual como igual, não isento de juízo de valor, mas enformado por um espírito tolerante e compassivo.

Responsabilidade

Da experiência no respeito, com a aceitação do EU, pretendemos fomentar o aumento da responsabilidade, a noção da consequência, seja nas opções individuais, no relacionamento interpessoal ou na realização das suas tarefas académicas. Cooperar com o aluno na compreensão e interiorização dos seus atos e opções, conduzindo-o à análise dos mesmos e os impactos imediatos ou futuros.

Autonomia

Entendemos que um aluno responsável será tendencialmente autónomo. Os processos formativos que advogamos são propiciadores dessa autonomia, estimulando o juízo crítico da informação que é disponibilizada ao aluno, nos quais o professor será mais um condutor através do conhecimento do que a fonte absoluta do saber.

Cooperação

O ser humano é eminentemente social, mas é necessário que o aluno entenda que é na cooperação que tal socialização atinge maior plenitude. Desta forma pretendemos que o relacionamento interpares não se restrinja ao mero «estou com» ou «conheço o», mas que os alunos consigam vislumbrar os enormes frutos que existem na cooperação. Tal implicará o recurso a todos os restantes valores, e que o aluno entenda que a cooperação obriga ao respeito, à negociação ou à cedência, o que não implica que deva prescindir da sua individualidade nem dos valores éticos que presidem à sua personalidade